CONSUMA ESSES ALIMENTOS E VOCÊ TERÁ CABELOS PERFEITOS!

A alimentação e seus cabelos

Você sabia que o que você come define como seu cabelo ficará?

Desde sempre ouvimos a frase: “Você é oque você come!” E essa frase está certíssima!

De nada adianta ir ao melhor salão ou comprar os produtos mais caros se você não cuidar da saúde do couro cabeludo e fornecer os nutrientes que os fios precisam para crescer fortes e bonitos. 

O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo.

Água

A água é um ingrediente necessário para o desenvolvimento de todas as atividades do nosso organismo. E com todas as células trabalhando, o crescimento e a hidratação do seu cabelo estarão protegidas, porque a água hidrata o corpo e ajuda o sistema circulatório a alimentar os folículos pilosos que é onde nasce o cabelo.

Cenoura

Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio. Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.

Espinafre

Por conter ferro, mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, nutre os folículos capilares. Daí a explicação para a carência da substância provocar a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar. “O espinafre é rico em clorofila, que, juntamente com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios”, completa Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional, do Rio de Janeiro. Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.

Aveia

O grão contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo. A aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco. “Enquanto as primeiras otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, o segundo ajuda no controle sobre as mudanças hormonais, que podem levar à queda e aos fios brancos antes do tempo”, diz a nutricionista Patrícia. Quantidade ideal: 1 colher de sopa

Salmão

Além da proteína de altíssima qualidade, consuma também devido a boa quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio. Juntos, eles combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra. Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.

Inimigos do cabelo

Segundo a nutricionista Gillian McKeith, autora do livro A Bíblia da Alimentação – Guia de A a Z para uma Vida Mais Saudável (Editora Alegro), entre os maiores vilões do cabelo bonito e saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool. “Eles elevam os níveis de insulina no sangue, desequilibrando alguns hormônios, o que pode ter um efeito negativo sobre os folículos capilares”, afirma. A autora sugere ainda reduzir o consumo de chá e de café, pois interferem na absorção de minerais, como o ferro, necessários para o crescimento do cabelo.

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